Passeios de Maria-Fumaça

Para lembrar os velhos tempos, a ABPF Regional São Paulo oferece, no Bairro Paulistano da Mooca, em São Paulo e no Museu Tecnológico Ferroviário, em Paranapiacaba, Santo André, passeios de caráter histórico/cultural  em composições movidas por locomotivas a vapor, as autênticas Marias-Fumaça.

Trem dos Imigrantes

Foto Cortesia Fernando Rebelo

Na Mooca, percorre trecho que pertencia ao Ramal Ferroviário dos Imigrantes opera aos sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 16h; saindo da Parada da Rua Visconde de Paranaíba, 1253 (Oficina de Roosevelt), indo até a rua da Mooca e, na volta, até a entrada da Estação do Brás, retornando ao ponto inicial. Os horários de partida dos passeios são, em média, a cada uma hora, sendo a duração aproximada de 25 minutos.

A parada do Trem Cultural dos Imigrantes está anexa a antiga oficina de Roosevelt, da E strda de Ferro Central do Brasil, inaugurada em 1909. Hoje atual oficina de manutenção da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos- CPTM.

O passeio no Trem Cultural dos Imigrantes demanda uma contribuição à parte para custos de operação e manutenção.
O passeio no carro de Primeira Classe de aço , da Déc. de 1950, com poltronas, importa em R$ 10,00.
O passeio no carro de Segunda Classe, do ano de 1900, com bancos duplos de madeira, Este carro encontra-se atualmente no Projeto do trem de Guararema-SP.
O passeio no carro Reservado, do ano de 1928, com poltronas e cadeiras individuais, importa em R$ 12,00 (este carro é usado apenas em viagens de ocasiões especiais).

Trem dos Ingleses

Foto Cortesia Fernando Rebelo

Em Paranapiacaba o Trem dos Ingleses opera aos domingos e feriados, das 10 às 16h. Os horários de partida dos passeios são, em média, a cada uma hora, sendo a duração do passeio de 20 minutos aproximados. O trem percorre um trecho da linha original, no Pátio de Manobras, dentro do próprio Museu Ferroviário.


O ingresso junto ao Museu Feroviário custa R$ 3,00 por pessoa.
O passeio no Trem dos Ingleses demanda uma contribuição à parte para custos de operação e manutenção.
O passeio no carro de Primeira Classe, do ano de 1914, com assentos duplos estofados, importa em R$ 5,00.

Abertura | História e Regionais | Parceiros e Links | Filiação | Contato | Núcleo Histórico dos Transportes - São Paulo | Museu Ferroviário - Paranapiacaba | Passeio de Maria-Fumaça | Passeio de Bonde | Oficina de Restauração e Pátio - São Paulo | Locomotivas | Carros | Vagões e Especiais | Notícias Regionais e Afins | Boletim ABPF | Notícias Ferroviárias | Eventos Realizados | Banco de Imagens

Website, design, fotografia e visibilidade
aPaReCe