Financiamento Estudantil oferece mais de 12 mil vagas remanescentes no segundo semestre
O FIES é um programa fundado pelo Ministério da Educação afins de financiar a graduação de ensino superior de estudardes que estudam em instituição particulares.
Poderão solicitar o Financiamento estudantil para o Estudante do Ensino Superior todas aquelas pessoas que não concluíram nenhum curso superior e que possuam uma renda familiar em torno de 2,5 salários mínimos, além disso é preciso ter participado de alguma das edições do Enem desde 2010 até este ano atual e obter pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação.

Tendo esses requisitos listados acima, você estará apto a estudar em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação e solicitar o seu financiamento estudantil.
Porém não pensem que tão fácil assim existem mais alguns requisitos Para Cada tipo de financiamento.
Abaixo você saberá como solicitar o seu Fies e ver quais são as faculdades que estão aptas pelo ministério da educação a receber alunos que irão financiar o seu estudo e também como realizar a inscrição Fies 2021.
Saiba como Solicitar o seu Fies
Para solicitar o seu FIES 2021 é preciso que você:
Faça sua inscrição no SisFIES que é o Sistema Informatizado do FIES. Nele é possível que você realize o seu cadastro e a validação de suas informações junto ao programa do Fies;
Informe seus dados pessoais. Para que eles possam registrar as suas informações no banco de dados e dar segmento ao processo;
Após validar suas informações, você tem até 10 dias para comparecer à instituição bancária e contratar o financiamento.
Onde você poderá escolher entre os 3 tipos de financiamentos como o:
Fiança Convencional
É aquela prestada por até dois fiadores apresentados pelo estudante ao agente financeiro. Porém é preciso que o fiador possua uma renda mensal bruta pelo menos igual ou o dobro da mensalidade paga pelo estudante.
Fiança Solidária
A fiança solidária é a garantia oferecida reciprocamente por estudantes financiados pelo FIES reunidos em grupo de três a cinco participantes, em que cada um se compromete como fiador solidário da totalidade dos valores devidos individualmente pelos demais.
Mas, para isso ser feito é preciso que os membros do grupo de fiadores estudem na mesma instituição de ensino.
Fundo de Garantia de Crédito Educativo – FGEDUC
O FGEDUC é uma opção para os estudantes que desejam financiar cursos superiores não gratuitos e tenham dificuldade em apresentar fiador.
Para saber mais informações referente aos tipos de finanças entre no site do Fies e tire suas dúvidas através dele.
Pagamento Fies
Para realizar o pagamento do Fies é preciso que anteriormente você escolha qual tipo de financiamento você irá realizar, pois se caso, você utilize do serviço 50% de bolsa estudantil você efetuará o pagamento da sua faculdade mensalmente, porém com um valor abatido pela metade. E só pagará o resta da dívida um ano depois do termino da sua faculdade.
O mesmo é ocorrido com o financiamento de 100% onde o estudante não irá efetuar nenhum pagamento a instituição de ensino particular no período que estiver cursando. Pagando assim, um ano após a realização do seu curso.
Para pagar o Fies o aluno poderá escolher dois tipos de pagamentos a fazer:
- Parcelas trimestrais: são referentes aos juros do financiamento e têm o valor máximo definido no edital de cada edição. Essas parcelas devem ser pagas durante todo o curso financiado e até um ano e meio após a formatura.
- Parcelas mensais: começam a ser pagas um ano e meio após a formatura e o valor vai depender de fatores como: duração do curso financiado, mensalidade, renda do estudante, valor financiado, etc. Cada contrato é único e, caso seja selecionado, v
Você terá acesso a todos os valores exatos antes de assinar o seu contrato do FIES.
Agora que você sabe como solicitar o seu financiamento estudantil e tem o conhecimento de como efetuar o pagamento através dele não perca mais tempo e faça a sua tão sonhada faculdade agora mesmo. Boa Sorte!!